Estamos habituados a associar liberdade com a democracia, considerando-as como uma das virtudes dos tempos modernos nos países ocidentais.
No entanto a utilização indevida da liberdade individual pode condicionar fortemente a qualidade da Democracia. Se esta situação não é flagrante nas grandes democracias ocidentais, o mesmo não pode dizer-se das democracias "musculadas" nem das jovens democracias que tentam atingir a maioridade e maturidade.
Em Portugal festejamos agora 35 anos de Liberdade e de Democracia e continuamos a observar sinais de grande fragilidade na vivência democrática. Observam-se muitas vezes alguns arquétipos de uma educação sob o regime totalitário.
Confunde-se autoridade com autoritarismo e quando é preciso invocar o respeito, o verniz estala e as fragilidades da educação democrática transparecem.
Esta situação observa-se com frequência na gincana que alguns "experts" fazem para contornar o cumprimento da lei e o respeito pela autoridade:
- Quando a provedoria de justiça leva meses para dar resposta a um quesito, porque as instituições visadas não prestam as informações devidas em tempo útil;
- Quando a Inspecção Geral de Saúde leva meses para apreciar questões simples porque as instituições omitem respostas (ou dão respostas insuficentes ou inexactas).
- Quando as entidades regionais não dão respostas aos pedidos de informação, porque as instituições fazem boicote de gaveta.
Esta é a prática das Administrações que têm medo da transparência dos processos e dos procedimentos e que continuam a pensar que o exercício da autoridade é um mero acto de prepotência gratuita. Alguns exemplos têm sido dados neste blogue e são vividos no dia a dia nalgumas instituições de saúde, onde a transparência é temida, as verdades são mal digeridas por alguns e os recursos humanos temem pelo seu ganha pão.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
LINKS
Seguidores
Arquivo do blogue
-
▼
2009
(74)
-
▼
maio
(18)
- A VISITA PARLAMENTAR AO CMRRC
- ESPECIALISTAS EM ANULAR
- A CUNHA... SERVE A QUEM?
- A CENSURA ESTÁ DE VOLTA?
- SECRETISMO BACOCO
- CRISE NO ROVISCO PAIS?? AINDA??
- MAIS UMA VÍTIMA?
- AUDITORIA À GESTÃO DO CMRRC
- GULAG ??
- MENTIRAS ... OU MEIAS VERDADES?
- MAIS DO MESMO? NEM NARCISO ERA TÃO VAIDOSO.
- A INVEJA É UMA INFELIZ CARACTERÍSTICA DOS PORTUGUE...
- PROMESSAS DE CAMPANHA
- CONCURSO PARA PORTUGUÊS ANULAR
- GESTÃO AUTISTA DOS RECURSOS HUMANOS?
- CONCURSO PARA INGLÊS VER
- SÓ FICAREI SE FOR LEGAL
- QUERER NÃO É PODER... QUANDO FALTA O SABER
-
▼
maio
(18)
Sem comentários:
Enviar um comentário